Querido amigo(a), favor deixar seu comentário, obrigado!

Querido amigo(a), favor deixar seus comentários sobre as publicações, obrigado!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

O verdadeiro significado da caridade

A caridade, ao contrário do que a palavra induz a compreender, não trata-se apenas do ato de dar uma esmola  a um  pobre desafortunado.
Aliás, este ato quando feito por obrigação social ou para ostentação de quem o pratica, é desprovido de humildade, e queima  a mão de quem o recebe pela forma fria como é realizado, causando mais mal do que o auxiliando.
A caridade não está somente ligada aos bens materiais, e qualquer um pode praticá-la.
Para tanto, basta um minuto de atenção dispensada aos menos favorecidos, um sorriso amigo e por que não um aperto de mão caloroso, fazendo aquela pessoa sentir-se novamente digna de pertencer a sociedade.
A riqueza sem dúvida poderia auxiliar muito a combater as diferenças sociais existentes, mas o orgulho e o egoísmo presentes ainda na maioria dos corações das pessoas, distancia sobremaneira uma classe social da outra.
Ser caridoso é ser compreensivo, atencioso, respeitando todos os necessitados como seres humanos iguais a nós, e não olhando-os como as antigas civilizações olhavam os leprosos.
Sejamos caridosos, começando amanhã mesmo, ao olharmos nos olhos de nossos semelhantes e deixando claro que somos todos iguais e se a vida fez com que esta pessoa passasse por esta situação dificil neste momento da jornada, nada impede que em outra trajetória não sejamos nós os necessitados do amor fraternal e que talvez esta mesma pessoa seja a mão amiga a nos reerguer.

Autoria: Maurício Ramos

12 comentários:

  1. Obrigada senhor, pois hoje aprendi que caridade vai muito além de esmola.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Nada de explicações que ninguém entende mas uma imagem terrena do que é a caridade. Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Bom Texto muito bem elaborado .
    Mas me diz estamos praticando esta bonitas palavras escrita no texto acima?

    ResponderExcluir
  4. Muito bom e de fácil entendimento. Me ajudou muito para preparar minha aula sobre o assunto.
    Obrigada. Abração.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado... speramos muito mais em 2016

    ResponderExcluir
  6. concordo...caridade amar o proximo fazer o bem sem olhar a quem, saber pedoar (nao guardar rancor)se ver alguem necessitando de ajuda nao espere que o peca o ajude, respeite as diferencas todos somos criacao de Deus....

    ResponderExcluir
  7. concordo...caridade amar o proximo fazer o bem sem olhar a quem, saber pedoar (nao guardar rancor)se ver alguem necessitando de ajuda nao espere que o peca o ajude, respeite as diferencas todos somos criacao de Deus....

    ResponderExcluir
  8. Caridade: Ato pelo qual se beneficia o próximo.

    ResponderExcluir

Obrigado por prestigiar esta publicação, sua opinião, crítica ou sugestão serão sempre bem vindas, fique a vontade para comentar.